OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS

Autori

  • Cidália Dinis Doutorada em Literaturas e Culturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e bolseira de Pós-doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas pela Unoversidade de Évora (FCT/POPH/QREN/UE). Investigadora do CITCEM.

Parole chiave:

Poesia, Barroco, Sátira.

Abstract

Filho de uma época de profundas metamorfoses, Tomé Tavares (1570-1634) insere-se nas coordenadas de um espírito barroco, marcado pelo desnudamento das palavras e pela ‘guilhotina’ da sátira viperina e desmedida. Numa sociedade manchada pela hipocrisia e pelas frivolidades mundanas, a sátira burlesca surge como um sopro regenerador, dando lugar não só a um riso irreverente, muitas vezes de cumplicidade, mas também como factor de libertação mediante um mundo impregnado de valores deturpados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BOCCACCIO, Giovanni. Decâmeron, tt. I, II. Mem Martins: Publicações Europa-América, s/d.

CORREIA, Natália. Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica: dos cancioneiros medievais à actualidade. Lisboa: Ulisseia, 2000.

DINIS, Cidália. Obras Burlescas de Tomé Tavares – Estudo e Edição Crítica. Germany: Martin Meidenbauer, 2008.

FLORA, Francesco. Storia della Litteratura Italiana. vol. I. Verona: Arnoldo Mondadori, 1967.

HODGART, Mattew. La sátira. Madrid: s. e., 1969.

MOMIGLIANO, Attilio. História da Literatura Italiana: das origens até aos nossos dias. São Paulo: Instituto progresso editorial, 1948.

MORAIS, Cristóvão Alão de. Pedatura Lusitana, vol. III. Braga, 1997.

ROSA, António Ramos. Poesia, Liberdade Livre. Lisboa, 1986.

SHELLEY, Percy. Defensa de la poesia. Buenos Aires, 1946.

Pubblicato

2015-11-26

Come citare

Dinis, C. (2015). OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 2(1), 4–13. Recuperato da https://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/541