Uso de plasma rico em plaquetas e prótese de polipropileno no tratamento de ferida extensa em cão: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.26605/medvet-v19n3-7240Palavras-chave:
cicatrização, lesões cutâneas, cobertura de polipropilenoResumo
O tratamento de lesões cutâneas extensas em cães é desafiador e muitas vezes demanda abordagens alternativas para promover a cicatrização eficaz. Este relato de caso descreve um cão resgatado da rua com uma lesão grave na extremidade do membro torácico esquerdo, que envolveu grande perda de tecido e exposição dos ossos metacarpianos e das falanges. Utilizando uma combinação de plasma rico em plaquetas com a Técnica de Figueiredo aplicada em humanos, buscou-se otimizar o processo de cicatrização por segunda intenção. Após 14 dias de tratamento de suporte e curativos diários para descontaminação da ferida, o paciente foi anestesiado e submetido a um procedimento cirúrgico para a aplicação do plasma rico em plaquetas ao redor das bordas da lesão e implantação da prótese sintética de polipropileno, seguido de cuidados pós-operatórios e monitoramento durante 32 dias. Foi observada uma rápida formação de exsudato líquido e subsequente granulação profusa, que culminou com uma restauração tecidual satisfatória e cobertura óssea completa. A Técnica de Figueiredo aplicada no paciente deste estudo mostrou-se economicamente viável, simplificando os cuidados pós-operatórios e reduzindo o risco de infecções. Este relato evidenciou a eficácia e os benefícios do uso de próteses de polipropileno em cão com lesão cutânea extensa, oferecendo uma abordagem promissora para casos similares.Downloads
Referências
Azeredo, P.H.P., Prótese de polipropileno: uma nova técnica para cobertura cutânea e seu verdadeiro custo-benefício. Brazilian Journal of Health Review, 4(5): 23338–23345, 2021.
Barbosa, A.L.T. et al. Plasma rico em plaquetas para reparação de falhas ósseas em cães. Ciência Rural, 38(5): 1335–1340, 2008.
Carrai, L.H.M. et al. Fechamento cirúrgico tardio (segunda intenção) pela técnica de Figueiredo: estudo de série de casos. Surgical and Cosmetic Dermatology, 15: e20230212, 2023.
Costa, P.A.; Santos, P. Plasma rico em plaquetas: uma revisão sobre seu uso terapêutico. Revista Brasileira de Análises Clínicas, 48(1): 3-8, 2016.
Figueiredo, L.A. et al. Polypropylene prosthesis for the treatment of fingertip injuries. Description of surgical technique and results. Revista Brasileira de Ortopedia, 52(6): 685–692, 2017.
Hermeto L.C. Estudo comparativo entre a cola de fibrina e o plasma rico em plaquetas em enxertos cutâneos em cães. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na região Centro-Oeste. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010. 111p.
Iacopetti, I. et al. Autologous platelet-rich plasma enhances the healing of large cutaneous wounds in dogs. Frontiers in Veterinary Science, 7, 7: 575449, 2020.
Lembi, I.C.; Alvim, F.A. Técnicas de reparo das lesões cutâneas em animais de companhia. Ciência Veterinária UniFil, 1(3): 11–32, 2019.
Moreira, M.O. et al. Uso da prótese de polipropileno para o tratamento de lesões cutâneas extensas decorrente de fratura exposta de tíbia e fíbula. Técnicas em Ortopedia, 24(1): 3–7, 2024.
Orzechowski, P.R.; Silva Junior, J.A. O uso do plasma rico em plaquetas (PRP) em técnicas de levantamento do seio maxilar. Revista UNINGÁ, 13: 181-195, 2007.
Pereira, R.C. da F. et al. Avaliação de sete protocolos para obtenção de plasma rico em plaquetas na espécie equina. Ciência Rural, 43(6): 1122–1127, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Lúcia Mazur Romaniuk, Sabrina Alessandra Trog

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.




