A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Raquel Pereira Neves Gonçalves
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Palavras-chave:

Experimento Investigativo, Ensino Médio, Misturas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas em uma escola pública do município de Vila Nova do Sul/RS, em duas turmas do 1º Ano do ensino médio. As atividades foram de cunho experimental, cuja proposta foi contextualizar e relacionar o conteúdo de misturas homogêneas e heterogêneas. Nessa perspectiva, foi realizada uma breve introdução do assunto e, desenvolvidas atividades no laboratório didático. Destaca-se através dos resultados que os alunos conseguiram compreender as diferenças entre misturas homogêneas e heterogêneas e que os estudantes demonstraram motivação para realizar o experimento, observar os resultados e descrever o que observaram, sendo agora sujeitos ativos, participantes e críticos no processo de ensino aprendizagem, formulando hipóteses e resolvendo os problemas que surgiram durante o desenvolvimento da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Gonçalves, R. P. N., & Goi, M. E. J. (2019). A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 207–221. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1840

Edição

Seção

Especial EDEQ

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)