Experiências de Formação Inicial e Continuada no Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5620

Palavras-chave:

Formação Docente., Programa de Formação., Dificuldades e potencialidades na formação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto multidisciplinar de Ciências Biológicas e Ciências Exatas dos campi de São Gabriel e de Caçapava do Sul, RS do Edital do PRP de 2018. Para isso foi produzido e aplicado um questionário com questões abertas sobre o desenvolvimento do programa aos participantes do campus de Caçapava do Sul. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa a partir das respostas de 13 participantes do subprojeto e estão sendo apresentadas por categorias de análise, sendo elas: (i) Quanto às contribuições do PRP na formação docente; (ii) Atividades mais significativas desenvolvidas durante o PRP; (iii) Dificuldades enfrentadas durante o PRP na escola campo e na IES; (iv) Potencialidades de PRP e sugestões para a melhoria do programa. A partir das respostas acredita-se que o programa possibilitou alguns aspectos da formação inicial e continuada dos professores, porém sabe-se que este processo deve ter continuidade, investindo em uma leitura crítica das políticas vigentes, resgatando o sentido da educação emancipatória.

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Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

UNIPAMPA

Sandra Hunsche, Universidade Federal do Pampa

UNIPAMPA

Referências

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Goi, M. E. J., & Hunsche, S. (2023). Experiências de Formação Inicial e Continuada no Programa de Residência Pedagógica. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 59–71. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5620

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