Sequência Didática Interdisciplinar para o Estudo de Geometria Molecular

Autores

  • Ana Luisa Amaral
  • Andreia Francisco Afonso

Palavras-chave:

Estratégia Didática, Interdisciplinaridade, Química, Geometria Molecular

Resumo

A Química é considerada de difícil entendimento por muitos estudantes, pois a compreensão dos conceitos se dá no nível submicroscópico e, portanto, são abstratos. Assim, para auxiliar os estudantes da primeira série do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada no interior de Minas Gerais, o professor das turmas elaborou e aplicou uma sequência didática sobre Geometria Molecular, considerada por ele como interdisciplinar. A escolha do tema se deu a partir de um levantamento feito previamente, no qual ele apareceu como um dos mais difíceis de serem entendidos. E a interdisciplinaridade foi pensada, buscando apresentar uma visão mais ampla dos conceitos químicos, a partir da sua interação com outras disciplinas presentes no currículo do Ensino Médio. Durante o planejamento da sequência, o docente selecionou conteúdos tidos como específicos da Língua portuguesa, da História, da Matemática e da Física, que pudessem contribuir com o estudo da Geometria Molecular, além de recursos didáticos e formas para trata-la, de modo que despertassem o interesse e estimulassem a participação dos estudantes. Apesar da interdisciplinaridade ainda ser um desafio para os professores, os resultados apontaram que houve um aprimoramento da prática docente e maior segurança na utilização de materiais que não haviam sido utilizados antes, como o computador. Diante disso, o professor afirmou o desejo de reaplicar a sequência em outras ocasiões. Esperamos que os resultados apontados neste artigo promovam ainda a reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem e estimulem outros docentes a desenvolverem práticas interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, Railda F., Brasileiro, Maria do Carmo E., & Brito, Suerde M.O. (2004). Interdisciplinaridade: Um Conceito em Construção. Episteme, (19), 139-148.

Bardin, Laurence. (2016). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2001). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília: MEC/SEB.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. (2012). Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03, unidade 06. Brasília: MEC/SEB.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB

Correia, Paulo R. M., Donner Jr, John W. A., & Infante-Malachias, Maria Elena (2008). Mapeamento Conceitual como Estratégia para Romper Fronteiras Disciplinares: A Isomeria nos Sistemas Biológicos. Ciência & Educação, 14(3), 483-495.

Duarte, Hélio A. (2001). Ligações Químicas: Ligação Iônica, Covalente e Metálica. Química Nova na Escola, Cadernos Temáticos(4), 14-23.

Einstein, Albert (2005). Geometria e Experiência. Scientiæ studia, 3(4), 665-675.

Everton, Cláudia B. S., & Reis, Hellen J. D. A. (2021). A interdisciplinaridade na concepção dos professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do município de Pinheiro-MA. Pesquisa em Foco, 26(1), 177-203.

Fernandes, Ana Luisa A. (2017). A Prática Interdisciplinar de Professoras de Ciências do Ensino Fundamental Ciclo II. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Filgueiras, Carlos A. L. (1985). Geometria Molecular. Química Nova, 8(4), 329-331.

Gerhard, Ana Cristina, & Rocha, João Filho Bernardes (2012). A Fragmentação dos Saberes na Educação Científica Escolar na Percepção de Professores de uma Escola de Ensino Médio. Investigação em Ensino de Ciências, 17(1), 125-145.

Gil, Antônio Carlos. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Hagen, Vivian Miranda Luciene C., & Mota, Márcia M. P. E. (2010). Consciência Morfológica: Um Panorama da Produção Científica em Línguas Alfabéticas. Psicologia: Teoria e Prática, 12(3), 135-148.

Japiassu, Hilton. (1995). A questão da interdisciplinaridade. In Silva, L. H. & Azevedo, J. C. (orgs). Paixão de Aprender II. Petrópolis: Vozes, pp. 324-332.

Johnstone, Alex H. (2000). Teaching of Chemistry: Logical or Psychological? Chemistry Education: Research and Practice in Europe, 1(1), 9-15.

Kotz, Jhon C., Treichel Jr., Paul M., Townsend, Jhon R., & Treichel, David A. (2016). Química Geral e reações Químicas (3a ed.). São Paulo: Cengage Learning.

Libâneo, José Carlos. (2011). Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente (13a ed.). v.2. São Paulo: Cortez.

Lima, Donizete F. (2018). A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista Triângulo, 11(1), 151-162.

Lisboa, Julio Cezar F. (2016). Ser Protagonista Química (3a ed.). São Paulo: Edições SM.

Lüdke, Menga, & André, Marli E. D. A. (2018). Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas (2a ed.). Rio de Janeiro: Editora Pedagógica e Universitária.

Lück, Heloísa (2017). Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológico (18a ed.). Petrópolis: Vozes.

Luz, Adriana A. B. S. (2007). As relações interdisciplinares no ensino do desenho: um instrumento facilitador na construção do conhecimento humano. Gráfica.

Melo, Mayara S., & Silva, Roberto R. (2019). Os Três Níveis do Conhecimento Químico: Dificuldades dos Alunos na Transição entre o Macro, o Submicro e o Representacional. Revista Exitus, 9(5), 301-330.

Moreira, Marco A. (2011). Aprendizagem significativa: A teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Nicola, Jéssica A., & Paniz, Catiane M. (2016). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. InFor - Inovação e Formação, 2(1), 355-381.

Pavianni, Jayme. (1988). Problemas de filosofia da educação. Petrópolis: Vozes.

Peruzzo, Francisco Miragaia, & Canto, Eduardo Leite (2006). Química na abordagem do cotidiano. 4. ed. São Paulo: Moderna.

Pinheiro, Thais C. (2006). As contribuições da Geografia para a abordagem interdisciplinar no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Raupp, Daniele Serrano Agostinho, & Moreira, Marco Antônio (2009). Desenvolvendo Habilidades Visuoespaciais: Uso de Software de Construção de Modelos Moleculares no Ensino de Isomeria Geométrica em Química. Experiências em Ensino de Ciências, 4(1), 65-78.

Rocha, José Roberto C., & Cavicchioli, Andrea. (2005). Uma Alternativa para o Aprendizado dos Conceitos de Átomo, Molécula, Elemento Químico, Substância Simples e Substância Composta, no Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, (21), 29-33.

Santos, Margarida M. C. (2009). As Novas Tecnologias em Projetos Interdisciplinares na Escola Pública – Um Estudo à Luz da Teoria da Atividade. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Setti, Grazielle O., Gibin, Gustavo B., & Ferreira, Luiz Henrique (2019). Ensino de Geometria Molecular por Meio do Uso de Modelo Físico Construído com Materiais Recicláveis e de Baixo Custo. Experiências em Ensino de Ciências, 14(2), 542-557.

Silva, Geruza B. (2014). O papel da motivação para a aprendizagem escolar. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação), Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Stamberg, Cristiane S. (2016). A interdisciplinaridade e o ensino de ciências na prática de professores do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, 11(3), 128-138.

Trindade, Diamantino F. (2013). Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as ciências. In Fazenda, I. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, pp. 71-89.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Amaral, A. L., & Francisco Afonso, A. (2021). Sequência Didática Interdisciplinar para o Estudo de Geometria Molecular. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(3), 89–101. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3929

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química