Potencialidades e Desafios nas Ações Desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica no Período de Pandemia

Autores

  • Wallace Alves Cabral Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5056

Palavras-chave:

Formação de Professores, Química, Teoria, Prática

Resumo

O Programa Residência Pedagógica, na Universidade Federal de São João del-Rei, teve sua segunda edição iniciada no ano de 2020, contando com a participação de vinte e quatro residentes, três preceptores, três residentes voluntários e um coordenador de área, atuando em três escolas parceiras. No âmbito do Programa, diferentes atividades foram desenvolvidas remotamente e, por isso, foi realizada uma pesquisa, visando investigar as potencialidades e os desafios encontrados pela equipe. Dentre as potencialidades, destacamos a regência, que foi algo marcante para os futuros professores, mesmo quando não puderam estar presencialmente nas escolas, nem quando tiveram seus planejamentos e materiais didáticos utilizados pelos preceptores. Já em relação aos desafios, a leitura e escrita foram os mais citados, o que vai ao encontro da literatura científica, que indica que os cursos da área de Ciências Exatas pouco contribuem para o desenvolvimento da escrita criativa, ou seja, aquela que difere da utilizada em relatórios. Portanto, consideramos que programas voltados à formação de professores devam ter continuidade nas Instituições de Ensino Superior, assim como atividades, como aquelas que os residentes encontraram dificuldades, sejam inseridas com mais frequência nas disciplinas da licenciatura.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, Maria José P. M., Cassiani, Suzani Oliveira, & Odisséa B. (2008). Leitura e escrita em aulas de Cie?ncias: luz, calor e fotossi?ntese nas mediac?o?es escolares. Floriano?polis: Letras contempora?neas.

Bardin, Laurence. (2016) Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Brasil (2020). Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital No 01/2020. Programa de residência pedagógica: chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de residência pedagógica. Brasi?lia: CAPES. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 16 mai. 2022.

Calderano, Maria A. (2017). O estágio curricular e a docência compartilhada. 1 ed. Curitiba: Appris.

Krohl, Diego R., Potrikus, Bruno Henrique P., Araújo, Kennedy F., Oliveira, Lucas, & Dutra, Taynara C. (2021). Aprendizagem baseada em jogos: reflexões sobre o uso de jogos de tabuleiro durante período de isolamento social na educação matemática. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, 11(1), 55-180.

Moretti, Andressa A. S., Baptistone, Gabriel F., Toyama, Karla S. F., & Figueiredo, Márcia C. (2021) Programa de Residência Pedagógica: narrativas formativas compartilhadas por discentes de Licenciatura em Química. Temas & Matizes, 15(26), 155-171.

Oliveira, Edmila S., & Barreto, Denise Aparecida B. (2021) A dimensão da socialização profissional dos saberes docentes: experiências significativas para a docência. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, 2(6), 1-15.

Pimenta, Selma G. (2012). O Esta?gio na Formac?a?o de Professores: unidade Teoria e Pra?tica? Sa?o Paulo: Cortez.

Pimenta, Selma G., & Lima, Maria Socorro L. (2012) Esta?gio e Doce?ncia. Sa?o Paulo: Cortez.

Sampaio, Verônica P. B. E. S., Alfonsi, Lívia E., Croce, Carolina A. M. S., Silva, Flávia M. C., Coelho, Vitor A. P., Rufino, Márcia, & Silva, Rosana L. F. (2013). A prática do letramento científico em atividade lúdica entre grupos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, 2013. Anais... Águas de Lindóia, SP.

Silva, Francisco, Lacerda, Cecília, & Santos Neto, Manuel B. (2021). Contribuic?o?es do Programa Reside?ncia Pedago?gica da Universidade Estadual do Ceara? na formac?a?o de professores da educac?a?o ba?sica. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. 13(26), 137-157.

Sousa, Francineide P., Pereira, Ricardo M., & Pires, Diego A. T. (2022) A experiência em docência e os obstáculos para o ensino de Química. Research, Society and Development, 11(3), 1-14.

Souza Neto, Samuel, Borges, Cecilia, & Ayoub, Eliana (2021). Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola. Pro-Posições, 32, 1-10.

Vasconcelos, Flávia C. G. C., & Silva, João Roberto R. T. (2020) A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Formação Docente, 13(25), 231-246.

Vergara, Sylvia C. (2012). Métodos de coleta de dados no campo. 2a. Ed.; Sa?o Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Cabral, W. A., & Francisco Afonso, A. . (2023). Potencialidades e Desafios nas Ações Desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica no Período de Pandemia. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 227–242. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5056

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.