Quiz Periódico: Jogo Pedagógico sobre Propriedades Periódicas em uma Perspectiva Piagetiana

Autores

  • Cleberson Souza da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Luiz Fernando Batista Loja Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Eduardo Luiz Dias Cavalcanti Universidade de Brasília
  • Diego Arantes Teixeira Pires Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4539

Palavras-chave:

Jogo Pedagógico, Jogo Eletrônico, Propriedades Periódicas, Quiz Periódico

Resumo

Considerando a dificuldade que, normalmente, os professores do Ensino Fundamental encontram em trabalhar com conceitos abstratos de Química, e no grande esforço realizado pelos alunos para compreender determinados conceitos relacionados a esta disciplina, este trabalho teve como objetivo elaborar e desenvolver um Jogo Educativo eletrônico, denominado Quiz Periódico. O jogo visa proporcionar a aprendizagem de aspectos envolvendo as Propriedades Periódicas. Após elaboração, testagem e ajustes, os estudantes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do estado de Goiás participaram do jogo. Os dados desta pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso foram coletados durante a participação dos alunos com a utilização de métodos como gravação de áudio e vídeo, além de anotações em diário de campo. Esses dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo que fez surgir as seguintes categorias de análise: percepção, regras, propriedades periódicas e equilibração, em que foi possível concluir que o jogo apresentou grande potencial para possibilitar a aprendizagem de conceitos como, por exemplo, raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica e eletronegatividade para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Departamento de Áreas Acadêmicas Área: Química Licenciado, Bacharel, Mestra e Doutor em Química pela Univerdiade de Brasilia (UnB)

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Cleberson Souza da Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Alessandro Silva de Oliveira, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, & Pires, D. A. T. (2022). Quiz Periódico: Jogo Pedagógico sobre Propriedades Periódicas em uma Perspectiva Piagetiana. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 162–180. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4539

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química