v. 8 n. 3 (2022)

Editorial

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

  • A Carência de Professores de Química da Bahia: da Formação Inicial às Condições do Trabalho Docente

    Rosilene Ventura de Souza, Bruno Ferreira dos Santos
    4-29
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4830

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais

  • Análise de Textos de Divulgação Científica Visando sua Possível Utilização no Ensino de Ciências

    Deivisson Montalvão de Araújo, Roberto Ribeiro da Silva, Verenna Barbosa Gomes
    67-81
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3281
  • A Experimentação Fotográfica como Vértice do Estudo de Química, Física e Arte

    Rafael Schultz Myczkowski , Ismael de Lima, Claudia Wollmann Carvalho, Wemerson de Castro Oliveira , Ana Maria Geller
    82-96
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5433
  • Textos de Divulgação Científica no Planejamento de Sequências Didáticas para o Ensino de Química

    Isabella Rizzo Contarini, Natália de Paiva Diniz, Jane Raquel Silva de Oliveira
    97-120
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5434

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

  • Concepções da Prática de Ensino de Química em Escolas Públicas e Privadas de Ensino Médio: Estudo de Caso na Cidade de Pau dos Ferros (Rio Grande do Norte)

    Tatiane da Silva do Nascimento, Shirlene Kelly Santos Carmo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, Claudia Alves de Sousa Muniz, Mônica Paula de Sousa Martins
    121-138
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3741
  • Catalisadores e o Ar que Respiramos: Proposição, Implementação e Avaliação de Inovações no Contexto Escolar a partir da Abordagem de Educação CTS

    Fernanda Welter Adams, Simara Maria Tavares Nunes
    139-161
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3895
  • Quiz Periódico: Jogo Pedagógico sobre Propriedades Periódicas em uma Perspectiva Piagetiana

    Cleberson Souza da Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Alessandro Silva de Oliveira, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Diego Arantes Teixeira Pires
    162-180
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4539
  • Cinética Química e Ensino por Investigação: Um Estudo com Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

    Jozélio Agostinho Lopes, Elton Casado Fireman, Monique Gabriella
    181-203
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4792
  • Uso de Tecnologias Digitais em Projeto de Monitoria da Disciplina de Química Geral

    Milena Aparecida Cardoso Nigre, Renan Raziel Gonçalves Ramos, Jose Augusto Oliveira Huguenin, Julliane Yoneda
    204-217
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4793
  • Sequência de Ensino Investigativo na Educação para Jovens e Adultos com Tema Adulteração em Leite

    Laurienny Araújo da Silva, João Paulo Victorino Santos, Simone Machado Goulart
    218-230
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4801
  • Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas

    Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Gerlane Martins Silva
    231-248
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4867
  • Concepções de Professores de Química sobre Atividades Lúdicas para Ensino de Termoquímica

    Genivania Silva Oliveira Martins, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
    249-263
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4885
  • Aplicação de Práticas Interdisciplinares envolvendo Fenômenos Ópticos no Ensino Médio

    Regiani Natalli Azevedo, Paulo Rodrigo Stival Bittencourt
    264-282
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4892
  • A Cultura Indígena no Ensino de Química: Uma Proposta de Sequência Didática

    Isabela Lira Anesio, Mikeas Silva de Lima, Fellipe Freire Santos de Farias, Cláudia de Figueiredo Braga
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4898
  • Agrotóxicos como Tema Gerador para o Ensino-Aprendizagem das Propriedades Físico-Químicas de Compostos Orgânicos: Uma Proposta para o Ensino Médio

    Dandara de Paula Candido, Marcelo Hawrylak Herbst
    299-318
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4904
  • A Experimentação no Ensino de Química Durante a Educação Básica no Brasil: Reflexões de uma Revisão da Literatura

    João Guilherme Nunes Pereira, Caroline de Goes Sampaio
    319-337
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5120
  • Concepções Avaliativas de Professores de Química do Ensino Médio

    Maria de Fátima Farias, Wellington Pereira de Queirós, Wilson Botter Júnior
    338-358
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4951
  • Acidificação dos Oceanos: Proposta e Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTSA em Aulas de Química

    Francinara da Silva Alves, Karoline Ferreira Barbosa, Karen Cacilda Weber, Claudio Gabriel Lima-Junior
    359-376
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4924

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

  • As Representações de Diagramas de Níveis de Energia dos Elétrons em Livros Didáticos de Química - 1960/1970

    Reginaldo Alberto Meloni , André Amaral Gonçalves Bianco
    377-393
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5435
  • O Debate dos Transgênicos, em Livros Didáticos de Química, Analisados a Partir de Elementos da Filosofia de Hugh Lacey

    Vanderlei José Valim Vieira Filho, Patricia Link Rüntzel
    394-422
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4762
  • Pioneiras da Química no Brasil: A Trajetória de Três Mulheres na Ciência Brasileira

    Leila Cavalheiro Violin, Victor da Silveira, Leticia Almeida, Pietra Beatrici Linemann da Silva
    423-448
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4901

Debates em Linguagem no Ensino de Química

  • O que é a Química? Uma Análise a partir da Representação Social de Licenciandos em Educação do Campo

    Camila Lima Miranda
    449-464
    DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.3476