Percepções Discentes sobre Relação Professor-Aluno e Afetividade no Ensino de Ciências

Autores

  • Bruna Carminatti Universidade de Passo Fundo
  • José Claudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5068

Palavras-chave:

Relação professor-aluno, Afetividade, Ensino de ciências

Resumo

O presente artigo traz discussões referentes a uma pesquisa qualitativa que objetivou explorar, a partir da percepção discente, a temática “relação professor-aluno e afetividade” no Ensino de Ciências, por meio de questionários e entrevistas com alunos ingressantes e concluintes do Ensino Médio, em duas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos foram tratados pela Análise de Conteúdo e, a partir disso, foi possível conhecer as concepções dos estudantes acerca do tema e relacioná-las com aspectos importantes para o Ensino de Ciências no Ensino Médio, baseando-se no sociointeracionismo e demais referenciais teórico-metodológicos adotados na pesquisa, os quais denotam que o enfoque afetivo  qualifica as relações professor-aluno estabelecidas em sala de aula, potencializando o aprendizado nas disciplinas da área das Ciências da Natureza, por meio da mediação do professor. Por fim, são apontados resultados que corroboram que a relação entre os principais agentes dos processos de ensino e de aprendizagem não está pautada somente nos aspectos conteudistas mas também nos aspectos relacionais que se constroem na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

André, Marli E. D. A. (2004). Etnografia da prática escolar. (11a ed.). São Paulo: Papirus.

Bardin, Laurence (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Camargo, Denise (2004). As emoções e a escola. Curitiba: Travessa dos Editores.

Carminatti, Bruna, & Del Pino, José C. (2020). A relação professor-aluno e a afetividade no Ensino de Ciências no Ensino Médio: levantamento bibliográfico do cenário educacional brasileiro. Revista Contexto & Educação, (35)111, 148-169.

Chassot, Attico I. (1990). A educação no ensino de Química. Ijuí: Unijuí.

Chassot, Attico I. (2001). Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. (2a ed.). Ijuí: Unijuí.

Freire, Paulo (2002a). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. (23a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Freire, Paulo (2002b). Pedagogia do oprimido. (34a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Likert, Rensis (1932). A technique for the measurement of attitudes. Revista Archives of Psychology, 22, 1-55.

Lopes, Alice R. C. (1999). Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Uerj.

Morales, Pedro (2009). A relação professor-aluno: o que é, como se faz. (8a ed.). São Paulo: Loyola.

Ostermann, Fernanda, & Cavalcanti, Cláudio J. de H. (2011). Teorias de aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf.

Sacristán, José. G. (2010). O que significa currículo? In José Sacristán (Org.), Saberes e incertezas sobre o currículo. (pp. 16-35). Porto Alegre: Penso.

Santos, Wildson L. P., & Schnetzler, Roseli P. (2000). Educação em Química: compromisso com a cidadania. (2a ed.). Ijuí: Unijuí.

Santos, Wildson L. P. dos, Mol, Gerson de S., Silva, Roberto R., Matsunaga, Roseli T., Dib, Siland M. F., Castro, Eliane N. F. de, Silva, Gentil de S., Santos, Sandra M. de O., & Farias, Salvia B. (2012). Química e sociedade: ensinando química pela construção contextualizada dos conceitos químicos. In Lenir B. Zanon, & Otavio A. Maldaner (Orgs.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. (p. 67-88). Ijuí: Unijuí.

Tardif, Maurice (2012). Saberes docentes e formação profissional. (14a ed.). Petrópolis: Vozes.

Vigotsky, Lev S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. (1a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Vigotsky, Lev S. (2003). Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed.

Vigotsky, Lev S. (2007). A formação social da mente. (7a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Wallon, Henri (2007). A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes.

Weber, Max (2009). Conceitos sociológicos fundamentais. Coimbra: Edições 70.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Carminatti, B., & Del Pino, J. C. (2023). Percepções Discentes sobre Relação Professor-Aluno e Afetividade no Ensino de Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 74–87. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5068

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química