Celebrar a Resistência: A Experiência de Discussão de Livros na Voragem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5601

Palavras-chave:

Ensino, Formação de professores, Vícios epistêmicos, Agnotologia

Resumo

Neste artigo apresenta-se a reelaboração de fala em mesa redonda do 41º. Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química, realizado em outubro de 2022, na cidade de Pelotas/RS. Conforme solicitação da coordenação do evento, na abertura da mesa, buscou-se mostrar a trajetória de leitura e discussão de livros com professoras e professores da educação básica, durante os momentos trevosos que vivemos recentemente (2019-2022). Nesse sentido, descreve-se um resumo de disciplinas (seminários avançados e leituras dirigidas) lecionadas no PPG Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da tematização da Sociedade da Ignorância, foi relembrado um pouco das discussões realizadas, evocando os debates sobre a agnotologia, a função da escola, as pedagogias freirianas e a semiótica dos meios de comunicação de massas, principalmente em relação a sua manifestação contemporânea em redes sociais e em plataformas digitais. Por fim, defende-se a necessidade (mas não a suficiência) dos múltiplos letramentos para a mitigação (porque a superação é improvável, senão impossível) do florescimento ou da difusão da ignorância nos espaços escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS

Referências

Araújo, Luiz G. L., & Eichler, Marcelo L. (2022). O descaso epistêmico diante da pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Thema, 21, 174-189.

Araújo, Luiz G. L., & Eichler, Marcelo L. (2023). Fake news e os vícios epistêmicos: desafios e perspectivas na Sociedade da Ignorância. Revista Docência e Cibercultura [No prelo].

Baudrillard, Jean (1995). A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70. [Livro original de 1970].

Brey, Antoni, Innerarity, Daniel, & Mayos, Gonçal (2009). La Sociedad de la Ignorancia y otros ensayos. Barcelona: Infomania.

Burke, Peter (2023). Ignorância: uma história global. São Paulo: Vestígio.

Cassam, Quassim (2019). Vices of the Mind: from the Intellectual to the Political. Oxford: University Press.

Debord, Guy (2020). A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto. [Livro original de 1967].

Dufloth, Simone C., & Saldanha, Cristina C. T. (2019). Produção de conhecimento pelas mídias sociais: um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016. Liinc Em Revista, 15 (1), p. 328-342.

Dunker, Christian I. L. (2014). Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo.

Eco, Umberto (2001). Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva. [Livro original de 1964].

Eichler, Marcelo L. (2019). Uma aproximação pouco usual: a epistemologia de Jean Piaget e a Filosofia da Química. In: Gois, Jackson, & Ribeiro, Marcos A. P. (Org.). Filosofia da Química no Brasil. (pp. 123-142). Porto Alegre: Fi.

Fraga, Juliana, & Eichler, Marcelo L. (2022a). O teatro como linguagem para o letramento histórico em contra-educação. Research, Society and Development, 11, e201111234403.

Fraga, Juliana, & Eichler, Marcelo L. (2022b). O ensino de História e seus desafios na Sociedade da Ignorância: reflexões sobre os negacionismos e o neofascismo em Porto Alegre. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, 43, 1-11.

Freire, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, Paulo (2014). Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 2001].

Freire, Paulo (2016). Pedagogia da tolerância. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 1995].

Freire, Paulo (2016). Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 2000].

Freire, Paulo (2016). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 2004].

Freire, Paulo (2018). Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 2008].

Freire, Paulo (2019). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 1974].

Freire, Paulo, & Faundez, Antonio (2017). Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 1985].

Freire, Paulo, Freire, Nita, & Oliveira, Walter F. (2016). Pedagogia da solidariedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [Livro original de 2009].

Gambetti, Zeynep (2019). Agir em tempos sombrios. Porto Alegre: Criação Humana.

García Canclini, Nestor (2016). O mundo inteiro como lugar estranho. São Paulo: EDUSP.

Goldenberg, Ricardo (2002). No círculo cínico ou Caro Lacan, por que negar a psicanálise aos canalhas? Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Innerarity, Daniel (2022). La Sociedad del Desconocimiento. Barcelona: Editorial Galaxia Gutenberg.

Kutter, Ana Paula Zandonai, & Eichler, Marcelo Leandro (2022). No “museu” de futuras escolas: Uma etnografia sobre os impactos da cibercultura na educação básica. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, 22, 1-27.

Larrosa, Jorge (2018). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica.

Lévy, Pierre (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Pinto, Danielle Jacon Ayres, & Moraes, Isabela (2020). As mídias digitais como ferramentas de manipulação de processos eleitorais democráticos: uma análise do caso Brexit. Revista de Estudios Sociales, 74, 71-82.

Proctor, Robert, & Schiebinger, Londa (2008). Agnotology. The making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press.

Schaff, Adam (1995). A sociedade informática: as consequências sociais da segunda revolução industrial. São Paulo: Editora Brasiliense.

Schummer, Joachim (1997). Scientometric Studies on Chemistry I: The Exponential Growth of Chemical Substances, 1800-1995. Scientometrics, 39, 107-123.

Takahashi, Tadao (2000). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia.

Takimoto, Elika (2021). Como dialogar com um negacionista. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Tiburi, Marcia (2016). Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro. Rio de Janeiro: Record.

Valente, José Armando (1999). O computador na sociedade do conhecimento [Coleção Informática para a mudança na Educação]. Brasília: Ministério da Educação.

van Dijck, Jose, Poell, Thomas, & de Wall, Martijn (2018). The Platform Society: public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press.

Wells, Herbert George (2018). A Máquina do Tempo. São Paulo: Companhia das Letras/Zahar. [Livro original de 1895].

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Eichler, M. L. (2023). Celebrar a Resistência: A Experiência de Discussão de Livros na Voragem. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 280–293. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5601