O ENSINO DE QUÍMICA E ARTE POR MEIO DA TEMÁTICA “TINTAS”: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Michele Tamara Reis Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Contextualização, Temática “Tintas”.

Resumo

Este artigo apresenta uma das etapas desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado, o qual tinha por objetivo investigar como uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Arte, por meio da temática “Tintas”, pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Neste trabalho será apresentada a aplicação de uma oficina temática sobre “Tintas”, com enfoque na vida e obras do pintor  van Gogh, aliada a atividades experimentais. Buscamos uma temática que proporcionasse o estudo da realidade, bem como, a contextualização dos conceitos científicos. A oficina temática foi desenvolvida em uma escola pública da rede Estadual do município de Santa Maria, com professores de Química e de Arte, em uma turma da terceira série do Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, sendo um inicial e outro ao final da oficina, além de questões realizadas durante as atividades experimentais. Portanto, os resultados obtidos nessa etapa, permitem observar que houve uma gradual evolução da construção do conhecimento referente à temática trabalhada, considerando o ensino contextualizado e integrado, o qual favoreceu a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Reis, M. T., & Fortes Braibante, M. E. (2018). O ENSINO DE QUÍMICA E ARTE POR MEIO DA TEMÁTICA “TINTAS”: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 133–153. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1858

Edição

Seção

Dossiê - Ciência e Arte