A Cultura Indígena no Ensino de Química: Uma Proposta de Sequência Didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4898

Palavras-chave:

Sequência Didática, Cultura Indígena, Escola Multicultural, Taxonomia de Bloom

Resumo

Dentro do que prevê a Lei 11.645/08, sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, esta última é apresentada neste trabalho como uma temática contextualizada em uma sequência didática para o ensino de Química Orgânica aplicada em duas turmas do ensino médio de uma escola pública brasileira. A proposta está relacionada ainda ao conceito da escola multicultural, que busca utilizar saberes populares correlacionados aos saberes científicos e trazer reflexões acerca da literatura envolvida no tema. A sequência didática prevê a conexão de aspectos da cultura indígena com conteúdos de Química Orgânica (propriedades de compostos orgânicos, e.g. ponto de fusão e ebulição, solubilidade, entre outros), por meio da utilização de recursos audiovisuais, textuais e experimentação. A partir de um questionário auto avaliativo, foram analisadas as habilidades desenvolvidas pelos estudantes, conforme os níveis do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom. Foi possível perceber que o conjunto de atividades alcançou os objetivos de ensino almejados de acordo com o domínio cognitivo, revelando-se serem motivadoras e significantes para utilização em sala de aula. Os resultados demonstraram ainda a eficácia da sequência didática para a interação dos saberes populares com o ensino do conhecimento científico aplicado.

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Biografia do Autor

Mikeas Silva de Lima, Universidade de São Paulo

Possui mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo e é doutorando em Ensino de Ciências pela mesma instituição. Suas pesquisas se concentram na promoção de aspectos relacionados à comunicação científica no ensino de química.

Fellipe Freire Santos de Farias, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente, doutorando em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui mestrado em Química Orgânica pela mesma instituição. A sua pesquisa é voltada para síntese e aplicações de Máquinas Moleculares e a Engenharia de Cristais, compreendendo a formação de cristais de moléculas orgânicas no estado cristalino.

Cláudia de Figueiredo Braga, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Lotada no Departamento de Química/CCEN. Doutora em Físico-Química com ênfase em Química Teórica (UFPE-2004). Área de Interesse: Pesquisa em Ensino de Química

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Lira Anesio, I., Silva de Lima, M., Farias, F. F. S. de, & Braga, C. de F. (2022). A Cultura Indígena no Ensino de Química: Uma Proposta de Sequência Didática. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 283–298. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4898

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química