O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a Formação de Professores em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5539

Palavras-chave:

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Estado do Conhecimento, Formação de Professores

Resumo

O presente estudo refere-se a uma investigação em periódicos com relação à formação de professores e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC), objetivando realizar uma revisão bibliográfica em periódicos da área de Ensino de Ciências/Química e nos eventos EDEQ (Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química) e ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) a respeito da formação docente em Química, com enfoque no conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC). O enfoque metodológico é descritivo, com abordagem quali-quantitativa, sendo a interpretação e a sistematização dos dados realizadas com base na Análise de Conteúdo. As revistas e os anais dos eventos, apresentaram 21 trabalhos que resultaram em 10 categorias, dentre elas a Formação de Professores e o Indícios do CPC, as quais possibilitaram discutir os resultados para compreender o que cada pesquisa abordava. Para tanto, ao verificar o total de trabalhos publicados nos últimos 5 anos/edições, percebe-se que as revistas e anais de eventos apresentaram um baixo quantitativo de trabalhos voltados a temática em investigação, mas que contribuiu à construção de conhecimentos ao tocante à formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilson Silva, Universidade Federal do Paraná

UFPR

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

UFPR

Gabriela Meroni Toledo, Instituto Crandon

IC

Referências

Bardin, Laurence (2006). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Baptista, Geilsa C. S. (2014). Do cientificismo ao diálogo intercultural na formação do professor e ensino de ciências. Interacções, 10(31).

Baptista, Geilsa C. S., & Nascimento, Janaina G. A. D. (2017). Formação de professores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 19.

Bedin, Everton (2012). Formação de professores de química: um olhar sobre o PIBID da Universidade Federal de Uberlândia. 2012.

Bedin, Everton, & Cleophas, Maria G. (2022). An investigative study on teachers' level of expertise on the triad science-pedagogy-technology: evaluating Chemistry classrooms during the pandemic. Ciência & Educação (Bauru), 28.

Bedin, Everton, & Del Pino, José C. (2018a). Situação de estudo como artefato para a qualificação metodológica na formação inicial de professores de química: um caso específico das rodas de conversa. Educar em Revista, 34, 293-309.

Bedin, Everton, & Del Pino, José C. (2018b). Avaliação no Ensino Médio Politécnico como processo de construção de saber na relação professor-aluno. Revista de Educação Pública, 27(66), 975-996.

Castro, Pablo M. A., & Leal, Sérgio, H. (2014). A importância do conhecimento do conteúdo para o conhecimento pedagógico do conteúdo: um estudo de caso para o ensino de Lei de Hess. Anais do XVII ENEQ, 1745-1754.

Cleophas, Maria G., & Bedin, Everton (2022). Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. RENOTE, 20(1), 399-408.

Cortes, Lailton P., & Sá, Luciana P. (2017). Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 19.

Crispim, Claudia V., & Sá, Luciana P. (2019). O conhecimento pedagógico do conteúdo no desenvolvimento de ações voltadas à formação inicial de professores de química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 18(3), 543-561.

Curcio, Rafaela L., & Fávero, Cristina H. (2020). A importância do PIBID na formação e prática docente. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 10(23).

Dunker, Eduardo B., & Bedin, Everton (2021). A mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da metodologia Dicumba: possíveis aproximações. Educação Química en Punto de Vista, 5(2).

Fernandez, Carmen (2011). PCK-Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, 1-12.

Fernandez, Carmen (2015). Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 500-528.

Goes, Luciane F. D., & Fernandez, Carmen (2018). Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 17(1), 94-118.

Nogueira, Keysy S. C., & Fernandez, Carmen (2019). Estado da arte sobre o PIBID como espaço de formação de professores no contexto do ensino de química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 21.

Freire. Leila I. F., & Fernandez, Carmen. (2014). Aspectos da ação formativa de professores do ensino superior incorporados ao PCK de seus licenciandos. Anais do XVII ENEQ, 2014.

Garelli, Fernando, Mengascini, Adriana, Cordero, Silvina, & Dumrauf, Ana (2017). Formación docente y representaciones sobre salud: caminos para la educación en salud desde una mirada crítica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 19.

Girotto Júnior, Gildo, & Fernandez, Carmen (2012). Investigando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: da formação inicial a atuação profissional. Anais do XVI ENEQ/X EDUQUI.

Goes, Luciane F., Leal, Sérgio, Novais, Robson M., & Fernandez, Carmen (2012). Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora experiente em uma disciplina de Química Geral em nível superior. Anais do XVI ENEQ/X EDUQUI.

Guidotti, Charles S., & Heckler, Valmir (2018). Abordagens investigativas na formação de professores de ciências e matemática: interlocuções com estudos publicados no Brasil. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 20.

Monteiro, Sabrina, Giongo, Ieda M., Pissaia, Luis F., Lorenzon, Mateus, & Martins, Silvana N. (2017). Contribuições do PIBID na formação docente: enunciações de uma “pibidiana”. Revista Caderno Pedagógico, 14(3).

Montenegro, Vanda L. D. S., & Fernandez, Carmen (2014). Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: Um olhar a partir de uma intervenção formativa com professores de Química. Anais do XVII ENEQ, 1897- 1907.

Montenegro, Vanda L. D. S., & Fernandez, Carmen (2015). Processo reflexivo e desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo numa intervenção formativa com professores de química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17, 251-275.

Morosini, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação (UFSM), 40(1), 101-116.

Nogueira, K. S. C. (2018). Reflexos do PIBID na prática pedagógica de licenciandos em Química envolvendo o conteúdo oxirredução. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Novais, Robson M., & Fernandez, Carmen (2012). O CPC de um professor do Ensino Superior sobre conceitos de “Cinética Enzimática”. Anais do XVI ENEQ.

Novais, Robson M., Galvão, Cecília, & Fernandez, Carmen (2016). Um estudo sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo de" cinética enzimática" de um professor do Ensino Superior por meio das suas narrativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15(1).

Oliveira, Caroline B. D., & Gonzaga, Amarilso M. (2012). Professor pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação (Bauru), 18, 689-702.

Oliveira Junior, Milton M., Novais, Robson M., & Fernandez, Carmen (2012). O instrumento “CoRe” como atividade didática para acessar o conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos. Anais do XVI ENEQ/X EDUQUI.

Pitanga, Ângelo F., & Araujo, Maria I. O. (2014). O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) sobre as Questões Ambientais em um professor universitário. Anais do XVII ENEQ, p. 2125-2135.

Rodríguez, Andrei S. M., & Massena, Elisa. P. (2020). Cooperação latino-americana para a formação de professores de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 22.

Santos, Armando G. F., Queiroz, Glória R. P. C., Domingos, Patrícia, & Catarino, Giselle F. C. (2019). A formação de professores de ciências na perspectiva interdisciplinar sobre a flutuação para vida no planeta: pelos caminhos da co-docência. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21.

Santos, Jamesson M., Pitanga, Ângelo F., Santos, Lenalda D., & Almeida, Michelle V. V. (2014). Investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em Química sobre Cinética Química. Anais do XVII ENEQ, 4761-4771.

Shulman, Lee S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.

Shulman, Lee S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14.

Silva, Arilson S., & Bedin, Everton (2022a). Estudo Secundário: Estado do Conhecimento sobre PCK de professores de química em trabalhos da BDTD. Revista Prática Docente, 7(1), e026.

Silva, Arilson S. (2022). O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química sobre ligações químicas. 2022. 158 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Silva, Roger M. D., & Gehlen, Simoni T. (2016). Investigação temática na formação de professores de ciências em Pau Brasil-BA: Compreensões acerca de um tema gerador. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 18, 147-169.

Silva, Boniek V. C., & Martins, André F. P. (2019). O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(3), 735-768.

Silva, Arilson S., Siqueira, Lucas E., & Bedin, Everton (2021). Base Conceitual do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo de Professores de Ciências Exatas. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, 1, 136-151.

Trespach, Rubia R., Guntzel, Bruno, & Bedin, Everton (2016). Análise química sobre ferramentas tecnológicas para ensinar química na Educação Básica à alunos surdos. Tecné, Episteme y Didaxis.

Trujillo, Carlos H. Z. (2017). O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) do professor de química e seu desenvolvimento a partir da reflexão sobre os modelos de ligação química e sua modelagem.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Silva, A., Bedin, E., & Meroni Toledo, G. (2023). O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e a Formação de Professores em Química . Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 307–322. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5539