Tecnologias no Ensino de Química: Uma Avaliação Neurocientífica para os Processos de Ensino e Aprendizagem

Autores

  • Everton Bedin Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Luterana do Brasil
  • José Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do SUl

Palavras-chave:

Neurociência, Ensino de Química, Tecnologias.

Resumo

O cérebro como estrutura natural responsável por aprender é alvo de pesquisas que o abordam sob seus diversos aspectos - filosófico, anatômico-funcional, antropológico, neurofuncional, psicossocial, dentre outros. Assim, este artigo traz questões que relacionam a tríade neurociências, ensino de química, e tecnologias, uma vez que a aquisição de saberes em neurociências e a utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem auxiliam e qualificam a ressignificação de conhecimentos no ensino de química, proporcionando ao professor a habilidade de motivar, ensinar e avaliar o estudante em um formato compatível com o funcionamento cerebral. O objetivo da pesquisa é embasar a discussão com produções que abordam o tema sob diversos ângulos, justificando o diálogo hermenêutico na tríade supracitada e considerando que a utilização das tecnologias no ensino de química instiga a construção de saberes, já que por meio da neurociência pode-se entender que o cérebro, quando excitado, promove momentos de aprendizagem significativa. A pesquisa desenha-se em uma questão netnográfica, onde a coleta de dados ocorreu via utilização das Redes Sociais. No termino, pode-se averiguar que a aprendizagem é decorrência da reestruturação cerebral; o surgimento de novas ideias e conceitos, na relação com o colega por meio da tecnologia, ressignifica conhecimentos e qualifica os processos de ensino e aprendizagem em química; há a necessidade de uma formação docente pautada na interlocução de tecnologia e neuropedagogia, buscando suporte nos conhecimentos atuais acerca do neurodesenvolvimento, do funcionamento do complexo cérebro-mente e da inserção das tecnologias em sala de aula.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Bedin, E., & Del Pino, J. C. (2017). Tecnologias no Ensino de Química: Uma Avaliação Neurocientífica para os Processos de Ensino e Aprendizagem. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 31–40. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1276

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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